Blog

  /  dicas   /  O que analisar antes de comprar um imóvel?
comprar imóvel

O que analisar antes de comprar um imóvel?

Comprar um imóvel é o sonho de muitas pessoas, com algumas facilidades financeiras esse sonho tem virado realidade para muita gente, mas algumas coisas precisam ser analisadas para que o sonho não vire um pesadelo. Veja alguns pontos que você precisa ter muita atenção antes de fechar um negócio.

  • Observe a localização: tem comércios, serviços e equipamentos nas proximidades? Tem vias que se ligam facilmente com áreas importantes para você na cidade? Se você usa transporte público: ele é bem servido de ônibus/metrô/trem? Para facilitar essa observação visite a área em vários horários na semana inclusive sábados, domingos e feriados. Observe muito bem o que te agradaria ou não. Escola nas proximidades pode trazer um pouco de congestionamento em horário de entrada e saída de alunos. Bares e restaurantes na vizinhança pode trazer um pouco de ruído a noite, mas deixa o local um pouco mais seguro nesse horário. Região apenas de serviços ficam desertas nos finais de semana. Se possível dê preferência a um bairro que tenha estrutura completa, mesmo que ele traga alguns pontos negativos, geralmente esses, trazem mais segurança e comodidade (lojas, mercados, hospitais, escritórios, restaurantes, escolas…). Priorize morar o mais próximo possível do local de trabalho, estudo e lazer seu e de seus familiares, para minimizar o tempo do deslocamento.
  • Verifique a geografia do local e do imóvel, busque o histórico de alagamentos, enchentes, deslizamentos… Observe se a fachada do imóvel que está interessado é poente ou nascente, dependendo da cidade onde você mora isso pode interferir muito no seu conforto. Leve em conta as janelas, por causa do fator de iluminação e ventilação natural.
  • Se está comprando um imóvel novo: pesquise a respeito da construtora, as reclamações, se cumprem os prazos, se são confiáveis. Além disso é preciso saber analisar a planta baixa, não confie apenas na planta humanizada, nem tudo que está desenhado bonitinho na divulgação, cabe no imóvel. Tenha cuidado com os anúncios, as vezes eles se referem a área total, e não a útil (espaço que pode ser realmente utilizado). Outro ponto a ser observado é a estrutura do prédio, se o imóvel for feito em bloco estrutural por exemplo, irá te limitar muito nas reformas, vai ser bem difícil fazer modificações nas paredes se for necessário.
  • Se vai comprar um imóvel usado: Busque saber a motivação da venda, converse com os vizinhos como é a moradia no edifício, busque informações sobre o condomínio, se existe muita inadimplência, se a água é individual… Além disso tenha um olhar minucioso para o imóvel: observe infiltrações, rachaduras, problemas de cupim, instalações elétricas antigas, funcionamento de toda parte hidráulica (chuveiro, torneiras, ralos…).
  • Busque se informar sobre o valor do metro quadrado na região, assim ficará mais fácil avaliar se o preço está compatível.
  • Não vejo muitos pontos positivos em comprar o imóvel mobiliado, você não tem como saber como era a higiene e o cuidado dos antigos moradores, sem falar que um imóvel vazio sai muito mais barato. Apenas tente ver os revestimentos, os antigos e que não são tão bonitos para você, irão trazer o custo da reforma.
  • Não esqueça de levar em conta os custos extras da nova moradia: impostos e taxas de condomínio. Se o imóvel é antigo veja se existem dívidas. Lembre-se também dos valores de ligações de água, gás e eletricidade, que muitas vezes são cobrados.
  • Verifique se o imóvel atende suas expectativas de hoje e a longo prazo. Dependendo do tipo do imóvel pode ser difícil redefinir um novo quarto para o bebê que você está planejando ter no próximo ano.
  • Tire todas as suas dúvidas com o vendedor. Seja chato, afinal é um bem caro e que você vai utilizar por muitos e muitos anos. Não feche a compra se você tem dúvida ou insegurança, tenha receio de facilidades e preços muito inferiores. Na dúvida chame um arquiteto ou engenheiro para uma conversa sobre o imóvel, peça a orientação dele sobre a compra.

Espero que tenham gostado das dicas, qualquer dúvida ou sugestão não deixe de colocar aqui nos comentários.

Sem comentários

Postar um comentário

error: Content is protected !!