Blog

  /  dicas   /  Erros de interiores para você evitar

Erros de interiores para você evitar

Rotineiramente alguém vem tirar alguma dúvida de interiores comigo, seja um amigo, um familiar, um seguidor de alguma rede… Isso é bem comum com os profissionais da área e é excelente, porque as pessoas se preocupam com suas escolhas e como isso pode implicar na qualidade dos  ambientes… A partir dessa vivência e do que tenho visto por ai resolvi elencar alguns erros comuns quando estamos falando de decoração.

1º Erro: Imitar imagens de decor do Pinterest, Instagram ou da Revista

Se existe uma coisa sem autenticidade é a cópia, e ainda mais se ela for mal feita,  seguir as tendências ou copiar o que é visto na internet satura, enjoa, cansa, e a grande questão não é essa, a verdade é que estilos pré-determinados não possuem ligação de identidade com os moradores e nem é pensado nas necessidades e demandas daquele lugar. O legal é que os espaços reflitam a nossa personalidade, que os itens casem com o lugar que você reside, que tenha um olhar cuidadoso para as cores, as texturas, os materiais, as formas, as escalas.. E que olhando o espaço você possa sentir: “esse espaço é meu, ele tem tudo a ver com quem eu sou.”

2º erro: Não pensar nas necessidades e apenas seguir o protocolo

Exemplo: uma pessoa que mal assiste televisão em casa mas que sempre leva amigos para jantar ou almoçar, e na sua sala, a área de tv é maior do que a área de jantar, essa situação é totalmente incoerente, mas porque é normal seguir o protocolo de ter área de tv em sala a maioria das pessoas fazem isso. E está totalmente errado, antes de comprar os móveis entenda quem você é, como os outros moradores são e quais serão as demandas de cada ambiente. O que você realmente precisa? O seu espaço precisa responder a isso da melhor forma possível.

3º erro: Usar o branco ou cores neutras apenas porque você não sabe combinar outras cores

O branco tem suas vantagens, mas nem sempre ele vai trazer o que há de melhor nos ambientes, funciona dando amplitude se o ambiente receber muita luz natural, mas caso não seja a situação, pode ser um tanto quanto indiferente e monótono, trazer cores podem trazer sensações mais inusitadas, mais aconchego, profundidade e menos tédio. Se você tem dúvidas sobre as combinações, vale a pena pesquisar cores complementares, análogas e compostas para facilitar nas composições. Você pode encontrar essas informações de uma determinada cor facilmente em uma pesquisa rápida no google.

4º erro: Não pensar nas proporções

Espaços pequenos pedem por móveis e objetos com tamanho compatíveis a ele, o mesmo serve para espaços grandes. Tapetes bem grandes em salas bem grandes, poltronas menores em salas menores… Observar tamanho e proporção casados com a ergonomia. Mas sem deixar de lado  os contrastes, dependendo da situação um quadro grande tomando parte da parede pode não ser desproporcional se o foco do ambiente for ele. Tente adaptar sempre essas proporções porque um tamanho errado pode trazer uma confusão na leitura do ambiente.

5º erro: Esquecer da área de circulação

Ambientes com boa circulação possuem um bom layout, uma boa organização e evitam acidentes, a relação que temos com o mobiliário traz a harmonia, para facilitar tente não exagerar na quantidade de móveis, e dê um espaçamento para a circulação entre eles de 60 a 70cm.

6º erro: Exagerar ou esquecer da luz artificial

A iluminação sem dúvidas precisa de um cuidado todo especial, procure um profissional para te orientar acerca disso, problemas com ofuscamento ou falta de luz para as atividades podem trazer sérios problemas nos ambientes, colocar a lâmpada certa na luminária correta pode parecer coisa simples mas não é, a mesma lâmpada não serve para todos os cômodos, não é qualquer lâmpada que serve para o pendente locado bem em cima da sua mesa de jantar… Se eu fosse falar de iluminação aqui daria um livro, a dica principal é: procure um profissional para te orientar.

7º erro: Sobrecarregar o espaço sem fundamentação

É comum errar acreditando que uma boa decoração deve vim cheia de móveis e objetos decorativos, todos os itens refletem alguma informação para você, mesmo que fique apenas no seu subconsciente ela trará sensações, através das texturas, cores, volumes… Se você sobrecarrega de itens é difícil ter uma compreensão daquele espaço, acarreta muito ruído visual, e traz uma variação de sensações que podem não ser tão agradáveis, e se tornam espaços caricatos. Existem pessoas que gostam disso, mas deve ser feito com muito cuidado, por pessoas que saibam o que estão fazendo e que não coloquem os objetos apenas por colocar, mas para que façam algum sentido.

8º erro: Acabamentos impróprios para determinados locais

Um dos  mais repetidos: Piso polido em área molhada, extremamente perigoso, deveria ser de conhecimento geral da população, o risco de um acidente com um piso polido no banheiro por exemplo é altíssimo, toda vez que for escolher um revestimento analise se ele é muito liso, se for, não coloque em varandas, áreas externas, cozinhas, áreas de serviço e banheiro. Veja com o fabricante o conselho de uso para o revestimento desejado, todas as empresas sugerem os locais mais apropriados para o uso.

9º erro: Do It Yourself

Não, esse tópico não é para polemizar. Acredito que em muitas áreas o “Faça você mesmo” pode ser um tiro pela culatra. Quando não dominamos a técnica é comum os erros surgirem, e isso atrapalha o bom desempenho daquilo que almejamos. Se a sua escolha pelo DIY for puramente artesanal, porque você domina aquela técnica, faça, acho muito válido. Se for por uma questão financeira repense, talvez o gasto com retrabalho, e o desperdício seja maior do que comprar a peça pronta. Então para esse tópico tenha BOM SENSO.

10º erro: Não contratar um profissional porque é caro.

Se a desculpa de não contratar um profissional for essa, ela está equivocada, talvez você não tenha no momento o montante pra fazer o projeto completo e executa-lo de uma vez, mas pelo menos um direcionamento através de uma consultoria pode ser bem vantajoso e sanar as suas dúvidas acerca do espaço. Esse serviço tem excelente custo-benefício, o preço realmente é super acessível.

Espero que tenham gostado das dicas, qualquer dúvida, crítica ou sugestão deixa aqui nos comentários. Se você tiver alguma dúvida de decoração manda pra mim, se eu puder ajudar ficarei muito satisfeita. E-mail: [email protected] ou Redes Sociais: @julianaguimaraesarquitetura

Sem comentários

Postar um comentário

error: Content is protected !!