Blog

  /  dicas   /  Corian, Pedras acrílicas, Staron… Superfície sólida
bancada corian

Corian, Pedras acrílicas, Staron… Superfície sólida

Olá pessoal! O assunto de hoje é: “Pedras acrílicas”, Corian, Staron… ou simplesmente superfície sólida, material que pode substituir o mármore, granito, inox, madeira… É produzido através de resina acrílica e minerais naturais, permitindo que ele seja moldável, resistente e não tenha emendas aparentes, essas possibilidades fazem com que muitos profissionais especifiquem ou apenas sonhem com ele nos seus projetos. Grande parte das pessoas nomeava todas essas “pedras moldáveis” de Corian, mas esse era o nome da superfície sólida na empresa Dupont™, hoje existem outras marcas que fabricam esse mesmo tipo de material, a Samsung tem o Staron, a LG produz o HI-MACS, e também já vi outros nomes na internet.

Vantagens

  • Estética e mais liberdade de criação: permite ser cortado e colado sem deixar emendas aparentes, é um material moldável, possibilitando criar até peças curvilíneas. Tem inúmeras opções de cores e acabamentos (brilhantes, opacos, translúcidos, com texturas ou lisos.)
  • Sensação: mantem temperatura agradável – não fica frio.
  • Resistência: Não risca com facilidade, e se riscar pode ser solucionado com o lado mais áspero da esponja de cozinha ou fazer polimento profissional. Não lasca, não quebra, não amassa, resistente às chuvas, ventos, raios ultravioletas e maresias.
  • Limpeza e conservação: não é um material poroso, é impermeável e as manchas podem ser removidas com facilidade.
  • Segurança: Não propaga chamas, emite baixa quantidade de poluentes, antifúngico, antibacteriano e é atóxico.
  • Utilização: Fachadas, bancadas, paredes… Pode ser usado em residências, comércios, hotéis, indústrias, clínicas, hospitais…

Contras:

  • Preço: Metro quadrado um pouco mais caro que os materiais convencionais, tem uma variação de R$1.000,00 a R$3.500,00  (os preços mudam de acordo com projeto, localidade e fabricante – vale a pena pesquisar, acredito que as empresas que começaram a fabricar recentemente tenham um preço mais “amigável”do que eu citei.)
  • Calor: Não pode colocar objeto com temperatura superior a 165ºC. podendo danificar a peça (mas o problema pode ser revertido).

Espero que tenham gostado, dúvidas, críticas e sugestões deixe aqui nos comentários.

Sem comentários

Postar um comentário

error: Content is protected !!